Qual disjuntor usar para maquina de fazer gelo?

Qual disjuntor usar para maquina de fazer gelo?Quer saber qual disjuntor usar para maquina de fazer gelo e garantir uma compra certa? Se você está com dificuldade para calcular ou encontrar essa informação, o Grupo Clauwan preparou este conteúdo para te ajudar!

Antes de tudo, você sabe por que é importante usar um disjuntor? Esse dispositivo auxilia (e muito!) nos cuidados com o sua maquina de gelo. Ele tem como função a proteção do equipamento, garantindo maior durabilidade e melhor desempenho.

E isso independe do tipo de equipamento que você tem: pode ser maquina de gelo em cubo ou escama. Ambos precisam ser instalados junto ao disjuntor na rede elétrica!

Mas o que é um disjuntor?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico, no formato de uma pequena caixa quadrada, que protege as instalações elétricas contra danos causados por sobrecarga elétrica, superaquecimento e curto-circuito.

Na prática, funciona assim: quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarma automaticamente. Ou seja, ele desliga a energia do circuito ligado a ele e interrompe a circulação de corrente elétrica, preservando o aparelho que está conectado.

Normalmente, utilizam-se disjuntores termomagnéticos em instalações residenciais e comerciais brasileiras. Como o nome sugere, esse tipo de disjuntor oferece proteção térmica e também proteção magnética.

Por que devo usar disjuntor na maquina de gelo?

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica da maquina de gelo porque o equipamento consome energia e pode sofrer danos facilmente.

Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do equipamento e garantir a segurança no ambiente durante o funcionamento da maquina de gelo.

Lembrando que curtos-circuitos, sobrecargas elétrica e superaquecimentos podem gerar incêndio, colocando em risco as pessoas e os outros equipamentos ao redor.

Outro detalhe importante para se atentar é que a maquina de gelo deve ter um disjuntor exclusivo para ela e com a amperagem adequada. Ou seja, nada de dividi-lo com outros aparelhos, senão pode ocorrer sobrecarga.

Como escolher disjuntor para maquina de gelo Everest?

A maioria das fabricantes de maquina de gelo informam a corrente elétrica consumida, sendo esse um valor importante para saber a amperagem adequada para o disjuntor.

Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em Ampére) por potência da maquina de gelo.

Por exemplo, essa tabela abaixo tem alguns valores referência:

EGC-50 A 6 A
EGC-75 A 10 A
EGC-150 A 25 A
EGC-150 MA 25 A

Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para a maquina de gelo. Lembrando que pode haver variações conforme o modelo.

Por isso, a dica final é ler o manual de instalação da sua maquina de gelo e consultar um profissional técnico em elétrica para ajudar a dimensionar corretamente a potência do disjuntor para o equipamento.

Dessa forma, você tem mais confiabilidade para escolher qual disjuntor usar para a maquina de gelo, garantindo a proteção necessária para preservar a instalação elétrica e obter o sempre melhor desempenho do seu aparelho! 🙂

Quer aproveitar para aprender essas e outras dicas?

Venha conhecer nosso CURSO DE TREINAMENTO EVEREST!

O conteúdo é imperdível para quem quiser conhecer mais ou se reciclar sobre a

máquina de gelo Everest.

Além disso, o aluno aprenderá a realizar procedimento de verificações, sintomas e a executar a manutenção, além de aprimorar seus conhecimentos.

Este curso é indicado para todos que estejam interessados em aprender mais sobre este equipamento.

DESDE 1987 – GRUPO CLAUWAN – Qual disjuntor usar para maquina de fazer gelo?

Grupo Clauwan atende o mercado de Maquina de Gelo Everest.

Saiba Mais!

Entre em contato conosco via WhatsApp clique aqui!

📲 (21) 99139-5435
📞(21) 2577-3348
📧 comercial@clauwan.com.br
📍 Rua Teodoro da Silva, N.º 483 – Vila Isabel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *