Qualidade de vida no trabalho: ações simples para agradar à geração millennial

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é manter seus colaboradores motivados. Quanto mais estimulado ele está, mais produtivo ele se torna e consequentemente seus resultados aumentam. E isso pode ser feito através da qualidade de vida no trabalho, fator de suma importância para a nova geração de jovens profissionais: a geração millennial.

O primeiro passo para motivar os colaboradores é reconhecer o valor de tal ato. Uma empresa que preza pela satisfação da equipe, é aquela que também atrai novos talentos e retém aqueles que desempenham bem seus papéis, diminuindo o turnover. 

Antes, acreditava-se que um bom salário e alguns benefícios eram suficientes. Em um momento de constante mudança, a era digital tem transformado a maneira como os profissionais enxergam a motivação para exercerem suas atividades. Confira como se adaptar e motivar a geração millennial.

O que é geração millennial

Antes de mais nada é importante conhecer essa geração, suas características e necessidades. Também conhecidos como geração Y, essa parcela da população é aquela nascida entre os anos 80 e 2000. É um grupo de pessoas que vivenciou grandes mudanças tecnológicas, principalmente a criação e o desenvolvimento de uma das maiores invenções da humanidade: a internet. 

A internet mudou a maneira como as pessoas socializam, buscam por informações, fazem compras, e é claro, as relações de trabalho. Os millennials valorizam empresas que façam o mesmo por eles, através de gestos e ações que podem ser bem práticas. Separamos algumas delas a seguir.

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Eventos internos

Palestras, workshops, convenções, seminários… Seja qual for o evento corporativo, saiba que é importante acrescentá-los no calendário da sua empresa. Esse tipo de ação voltada para o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores é muito bem visto pelos millennials. Eles priorizam os estudos e o aperfeiçoamento da carreira, e uma empresa que demonstra interesse em desenvolvê-los ganha pontos interna e externamente. 

Encontre bons temas, convide palestrantes que agregam conhecimento nas mais variadas áreas e escolha uma decoração que demonstre cuidado e interesse em oferecer o melhor. Não esqueça de proporcionar pequenas refeições nos intervalos, cadeiras ou pufes confortáveis para algumas horas sentados e um bom café para manterem-se atentos.

Desafios e oportunidades

Os millennials gostam de se sentir úteis e de serem ouvidos, muitos deles têm muito a acrescentar no funcionamento da empresa. Por isso propor desafios criativos e situações que os estimulem a se arriscar e buscar soluções são importantes para mantê-los motivados.

Aqueles profissionais que batiam ponto e cumpriam ininterruptamente seu trabalho nas horas determinadas, sem questionar, sem propor um jeito novo de fazer alguma atividade, ficou para trás. Propondo desafios e criando oportunidades servirá tanto para encorajá-los e incentivá-los, quanto para a empresa crescer com processos aprimorados sob novas óticas.

Ambientes de integração

Comunicação é essencial em qualquer empresa, para os millennials que também são muito ligados ao lado emocional, isso pesa ainda mais. Para oferecer a oportunidade de troca e de melhorar o relacionamento interpessoal entre equipes e colaboradores, é ideal que haja um ambiente favorável para isso.

Os ambientes de integração são aqueles espaços menos formais, onde é possível sentar confortavelmente, tomar uma boa xícara de café e conversar. Eles podem ser decorados com pufes, ter uma máquina de café, um espaço para leitura, vending machines com snacks, entre outros.

Confraternizações e coffee breaks

Os eventos internos não podem nem devem ser limitados apenas a ações profissionais. Visando também a integração, eventos como aniversariantes do mês, confraternização de natal e aniversário da empresa também conquistam os millennials.

A relação de empatia e amizade entre colaboradores é estimulada, fatores que dão qualidade de vida no trabalho e torna a geração millennial mais produtiva. Ambientes de descontração, com um bom buffet, decoração divertida e informal ajudam para que haja interação e fazem com que se sintam parte de uma equipe.

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Canais de comunicação facilitados

Conforme já mencionado, essa geração gosta de ser ouvida, principalmente por seus líderes. Facilitar e dar abertura para essa troca é uma maneira de estimulá-los. 

Eles buscam aprender mais e sugerir melhorias e enxergam valor num e-mail respondido, numa sugestão implementada e até mesmo num cafezinho no final do expediente para novas ideias. São nesses momentos que eles se engajam nos propósitos da empresa, vislumbram o crescimento organizacional e pessoal.

Geração Z, quem são os profissionais do futuro?

Se na geração Y, que nasceu durante a transição digital, a relação com as tecnologias já é bastante forte, imagina como será com a geração que virá a seguir. Valorizando a modernidade e a inovação.

Ela não terá tempo a perder com atividades repetitivas e entediantes, estará mais ligada a sustentabilidade e se será leal a empresas transparentes e corretas. Entender as semelhanças e diferenças entre às duas gerações, ajuda empresas a estarem preparadas para os profissionais do futuro.

É importante relembrar: funcionários motivados levam empresas ao sucesso. E para isso não é necessário gastar muito, pois existem diversas formas de fazê-lo, mas é bom ter em mente que cada centavo terá retorno. 

Uma estrutura que atenda bem e confortavelmente os profissionais da geração millenial e que ofereça verdadeiramente qualidade de vida no trabalho é o começo de tudo.

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